A característica bacana da natureza que nos cerca é que ela não para de nos surpreender, principalmente depois do advento da web que aproximou os povos de forma que podemos conhecer muitas curiosidades impensáveis que fazem parte da natureza do outro lado do mundo. Mas ainda que não esteja do outro lado do mundo -em realidade está bem perto, é natural das florestas sul-americanas, a formiga-tartaruga parece coisa do outro mundo ou da terra média, veja porquê:
Estas formigas (Cephalotes varians) têm uma enorme cabeça que usam eventualmente como escudos ou literalmente como portas para tampar a entrada de formigueiros em buracos de árvores ou galhos secos. Um recurso limitado que estimula uma intensa concorrência entre os diferentes grupos que habitam as árvores.
Elas agem assim com um porteiro de boate que mantém a salvo a colônia dos intrusos. As operáriasCephalotes varians dividem-se em duas classes: uma de menor tamanho e relativamente ágil e a cabeça de prato que são lentas, robustas e defensoras do território.
Se por acaso uma colônia de formigas é ameaçada por um outro inseto qualquer, como um besouro por exemplo, as formigas-tartaruga fecham a entrada com seu escudo de cabeça e só saem dali à hora que não existir mais nenhum perigo.
Às vezes dezenas ou centenas destas "portas vivas" unem-se formando um muro impenetrável para outros insetos.
Fonte: Alex Wild/MDIG
Se você encontrou este artigo útil, por favor link para esta página de seu site ou blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário